domingo, 20 de maio de 2012

Paineis Guerra e Paz de Portinari - UM ESPETÁCULO

Portinari, o excepcional pintor brasileiro, natural de Brodowski- SP, representou o Brasil na inauguração do prédio das Nações Unidas em New York.

Mesmo já com sinais de intoxicação por chumbo contido nas tintas, ele fez questão de pintar os 2 imensos paineis a a partir de quadrados que eram inicialmente desenhedo em escala pequena e depois reproduzidos na escala apropriada para os quadrados dos paíneis.

O paínel da QUERRA representou um "Challenge" dificil - pois tinha que representar não só os senhores da guerra como também as vítimas. Em relação as vítimas, é importante ressaltar as mulheres, notadamente as mães, que aparecem  chorando os seus filhos mortos com o rosto escondido e na posição similar a Pietá de Miguelangelo.

O pinel de PAZ já se apresenta mais como a essência de Portinari, cores claras e crianças brincando as brincadeiras típicas do interior na primeira metade do século XX. Moças dançando e corais de crianças entoando canções alegres também podem ser vistos neste gigantesco painel.

Esta exposição esteve no Memorial  da America Latina (ver postagem anterior sobre esta obra de Oscar Niemayer em S. Paulo)  até hoje - dia 20 de Maio.

Vi esta exposição 2 vezes com monitores em excursões culturais que sairam de Campinas.

E foi uma experiência inesquecivel. Mais interesante é que foi uma exposição com grande participação de estudantes e que nos encontramos com João Candido Portinari, filho do artista ( esperem a próxima postagem só sobre este fato).

FOTOS FEITAS COM CÂMARA COMPACTA KODAK C713.







(c) - Pessoas a fente do Paínel QUERRA - reparem nas cores escuras, nos cavalos do Apocalipse e principalmente no TAMANHO do paínel.








(c) - Pessoas na frente do painel do audiovisual feito especialmete para esta exposição e á direita o painel PAZ com suas alegres e crianças brincando e moças cochichando.




(C) Vista geral do paínel PAZ- Homens trabalhando na lavoura, braincadeiras de crianças, cores alegres- tudo tão Portinari. UM GÊNIO.












(c) - Um detalhe do paínel - Coral de crianças - usado como parte didatica da exposição.




























(c) - Detalhe do paínel QUERRA - mulher chorando o filho morto, usado para a parte didática da exposição.O sucesso da exposição foi tão grande que a exposição foi prorrogada até 20 de maio de 2012.






(c) - Paínel QUERRA com maior aproximação. Observem o grande número de mulheres quer levando os braços ao céu, como chorando e quase sempre escondendo o rosto. A direita se aproximam os cavaleiros do Apocalipse.







domingo, 13 de maio de 2012

Apoio da familia é fundamental para a felicidade principalmente de parkinsonianos

Na reunião da ACP de maio foi feita uma reunião para fazermos um mimo para as MÃES,  trabalho manual de reciclagem (de embalagem longa vida para porta treco e cachepô de embalagem longa vida e cobertas com papel de filtro de café usadas com flores de papel).

Destaco a presença da parkinsonina Maria que veio de Monte Mor com seus 2 filhos, irmã, genro e futura nora e 3 netos.  Ou seja a familia em peso de deslocou de Monte Mor para acompanha-la nesta reunião, mostrando que para esta família  Maria é amada, mesmo sendo portadora da Doença de Parkinson.

Este apoio expresso pela familia foi muito mais importante que aprender comigo, como monitora, fazer um porta treco - uma dobradura feita de um  recipiente que  seria descartado.

O porta treco pode, por ser laminado lavável, pode ser usado como recipiente para rações de animais domesticos e falndo de mães para que os filhos levem as " marmitas" do almoço de domingo  no lugar de recipientes de plástico que nunca retornam.

FOTOS FEITAS COM DISPOSITIVO CELULAR: Nokia C3.



(c) - Pakinsonina de Monte Mor mostra o seu trabalho concluido nareunião mensal de maio da Associação Campinas. foto Simone Liliane com celular. Ao fundo em outras mesas foram confeccionados os cachepôs e na outra mesa flores pintadas e montagem do vaso final.

(c) -


(c) - Reynaldo filho de Maria mpstra orgulhoso o trabalho final. Foto Simone por celular NOKIA C3.


domingo, 6 de maio de 2012

Reciclagem e ACP - Parkinsoniano transforma embalagem longa vida em caixinha

João Moretti, é um homem de múltiplos predicados.
Faz poesias e paródias de todas as situações que acontecem. Tira "sarro" até de derrota do Corinthians (mesmo sendo provavelmente corintiano). Gosta de conversar com todos e de entreter crianças com bordaduras. Isto mesmo criando flores e animais de papel.
É aposentado e trabalhou como gráfico. Vem desta atividade o conceito de reaproveitar embalagens longa vida para fazer caixas que ficam com o lado laminado exposto e que assim podem ser aproveitadas.
 É uma pessoa alto astral, sempre brincalhão e quem não o conhece, não sabe que está na frente de um portador da doença de Parkinson. Isto mesmo. João é um parkinsoniando que vem superando sempre com alto astral à doença. 

Obrigada João por frequentar e alegrar com sua presença e principalmete suas paródias as reuniões da Associação Parkinson Campinas - ACP e trazer sempre novidades.
Nesta sequencia ele demonstrará os passos necessários   para a trasformação.
Fotos feitas com câmara compacta KODAK C713.

(c) Simone- João Monetti iniciando a tranformação da embalagem longa vida (pode ser de suco, leite, leite de soja,etc).






















































(c) Simone- Aspecto final da caixinha que resultou da dobradura da embalagem longa vida.