segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Orgia floral de árvores nativas (Ipês) na véspera do Dia da Indepêndencia em Campinas - Efeito de um inverno muito seco?

As ruas de Campinas, neste setembro apresentaram exuberência  de floração das árvores nativas ipês praticamente numa mesma semana, e na véspera do feriado do Dia do Indepêndencia (lembrando que o ipê de flores amarelas É A ÁRVORE SÍMBOLO DO BRASIL

Normalmente há uma sequencia de floração dos ipês  iniciando com o de flores roxas, após o de flores amarelas, os de flores roxas mais claras, praticamente lilases e por fim, as flores mais delicadas, que se esvaem em um único dia, o de FLORES BRANCAS.

Neste ano de 2010, com inverno muito seco, em um único dia pode-se ver na cidade os 4 tipos floridos ao mesmo tempo na cidade. Interessante pois não é um fato comum.


Ipê de flores roxas claras (liliases) na Rua Don Pedro I primeiros dias de setembro.









































Árvore símbolo do brasil, o IPÊ AMARELO, enfeitando a  rua em Campinas, SP.






































Flores delicadas do Ipê branco enfeitando as ruas e avenidas de Campinas no mesmo dia  que o ipê amarelo, o roxo e o lilas (dia 6 de setembro de 2010).



Árvores antigas de ipês brancos enfeitando calçadas em rua do bairro Paineiras, Campinas, SP. Beleza delicada e efemera que enfeita apenas um dia.

2 comentários:

  1. Simone, querida...
    As brancas são as mais lindas, talvez por serem as que se vão mais rapidamente...
    Amei seu blog!
    Beijos saudosos,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Simone,
    Amo fotografar e ver os ipes...
    Esse ano senti muito não poder fotografar, mas posso admirar suas fotos.
    bjs

    ResponderExcluir